Análise de Vulnerabilidade a Desastre do Município de Balneário Camboriú

Sem título

O livro é resultado do projeto “Metodologia de Avaliação e Classificação de  vulnerabilidade Para Mapeamento de Áreas Suscetíveis a Deslizamentos e Inundações –proposta piloto em Santa Catarina”. Esse projeto foi desenvolvido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED UFSC) em parceria técnico-científica com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração Nacional.

Com o objetivo de mitigar e de prevenir os impactos decorrentes dos desastres naturais no
Brasil, a SEDEC desenvolveu em todo o país o processo de análise das áreas com risco em municípios prioritários. A primeira etapa desse processo de avaliação dos riscos foi realizada, progressivamente, por uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que desenvolveu a setorização das ameaças relacionadas às inundações e aos deslizamentos nestes locais. Tendo em vista que a análise do risco dependa da análise das ameaças e, também, da análise da vulnerabilidade, tornou-se relevante realizar a segunda etapa desse processo, que foi desenvolver uma metodologia para avaliar a vulnerabilidade ao risco de desastre.

Nesse sentido, a proposta apresentada teve a finalidade de contribuir com a construção de indicadores e de ferramentas que permitam a avaliação e a gestão no município dos riscos direcionando as ações para as áreas prioritárias. O documento disponibiliza os resultados do projeto desenvolvido no município de Balneário Camboriú, a partir dos dados coletados em campo entre os anos de 2013 e 2014.

Livro – Análise de Vulnerabilidade a Desastres no Município de Balneario Camboriú