Assessoria Técnica a Sensibilização de Municípios

DSC_0744

Resumo:

O mapeamento de risco a movimentos de massa e inundações constava no conjunto de Ações Prioritárias do Governo Federal. A meta era que até 2014 as informações de 821 municípios, com maior incidência desses tipos de desastres, já estivessem disponíveis. Essas informações deveriam ser incorporadas ao banco de dados dos municípios cujo gerenciamento de riscos e desastres se dará no âmbito da SEDEC/MI.

No ano de 2012, iniciou-se a setorização dos riscos de desastres de mais de 200 municípios do país em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro – CPRM. A Secretaria Nacional de Defesa Civil SEDEC realizou, também, o mapeamento de vulnerabilidade de 67 municípios setorizados pelo CPRM.

Em decorrência das estratégias construídas para mobilizar as comunidades destes dois municípios do Estado de Santa Catarina a participarem do mapeamento, iniciou-se mais uma ação conjunta entre SEDEC e UFSC: assessorar a sensibilização de 29 municípios do estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande Sul, visados a receber o mapeamento de vulnerabilidade nos próximos meses.

Neste sentido, o presente projeto objetivou promover ampla participação social no processo de execução e levantamento de informações para o mapeamento.

 Objetivos:

  • Assessorar a sensibilização de 29 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que receberão o mapeamento de vulnerabilidade;

 Produtos:

  • Assessoria técnica às defesas civis de 29 municípios para realização de audiências públicas;
  • Relatórios de audiências e registros fotográficos de reuniões e audiências;
  • Desenvolvimento de material informativo para as comunidades.

Arquivos

Folder Final Relatório Final Relatório de Diagnósticos dos Municípios mapeados – ANEXO