Biblioteca

Gestão e Mapeamento de Riscos Socioambientais - Curso de Capacitação

Os escorregamentos em encostas urbanas estão entre os principais fatores de risco causadores de desastres naturais nas cidades brasileiras. Este quadro é reflexo de um processo de urbanização excludente, que reserva para milhões de famílias brasileiras apenas as áreas mais inadequadas das cidades.

Resumo

O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, apóia os municípios na implementação dessa Nova Política de Desenvolvimento Urbano, investindo em infra-estrutura social (PAC - Programa de Aceleração do Crescimento), assistência técnica e capacitação de técnicos municipais. Desde a sua criação em 2003, o Ministério das Cidades desenvolve o Programa Nacional de Capacitação das Cidades, com cursos de treinamento nas áreas de planejamento urbano, habitação, saneamento ambiental, urbanização, regularização fundiária, mobilidade urbana e prevenção de riscos, entre outras. A Secretaria Nacional de Programas Urbanos insere-se nesse programa de capacitação atuando especificamente nas áreas de planejamento urbano, reabilitação de áreas centrais, regularização fundiária e prevenção de riscos.

Ficha técnica

  • AUTORES:

    CARVALHO, Celso Santos [Coordenação Geral e Revisão de Conteúdo]

    SEABRA, Frederico do Monte [Coordenação Geral e Revisão de Conteúdo]

    FERREIRA, Leonardo de Almeida [Coordenação Geral e Revisão de Conteúdo]

    GALVÃO, Thiago [Coordenação Geral e Revisão de Conteúdo]

  • INSTITUIÇÃO:

    Ministério das Cidades

    Secretaria de Programas Urbanos

  • REFERÊNCIA

    BRASIL. Ministério das Cidades. Gestão e mapeamento de riscos socioambientais: curso de capacitação. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programas-urbanos/biblioteca/prevencao-de-riscos/materiais-de-capacitacao/capacitacao-de-equipes-municipais/Curso_UFPE_apostila.pdf.

Documentos relacionados

07/2010 Curso_Gestao_apostila.pdf 5.78 MB baixar arquivo