Capacitação em Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Módulo III

Sem título

Resumo:

Todos os anos a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil propõe o desenvolvimento de cursos de capacitação para os seus agentes de defesa civil, a fim de prepará-los para enfrentar os eventos adversos. Estas iniciativas se justificam porque a capacitação é um dos eixos primordiais de ação estratégica para reduzir riscos de desastre, a adequada gestão do desastre e reconstrução das comunidades afetadas.

Tendo em vista a frequência de registro de desastres no Brasil, especialmente nos meses de verão quando a incidência de chuvas provoca inundações e deslizamentos de norte a sul do país, capacitar agentes de defesa civil para gerenciar o desastre, apresenta-se como umas das prioridades atuais. O módulo III deve abordar as ações de preparação, socorro e assistência, incluindo aspectos administrativos e de comunicação a desastres.

Objetivos: Realizar dois cursos à distância para  capacitar agentes e técnicos de Proteção e Defesa Civil acerca dos conteúdos relacionados às ações de Preparação, Resposta e Recuperação pós desastre.

Resultados:

• Capacitar 2700 alunos de todo o país em gestão de desastres e ações de recuperação;
  • Elaborar materiais didáticos e de referência a serem aplicados nos cursos;
  • Formação complementar de mil multiplicadores em proteção e defesa civil.

Guia do Estudante

Livro texto completo – 1ª Edição Livro texto completo – 2ª Edição Livro texto módulo complementar – 1ª Edição Modulo Para Multiplicadores em Proteção e Defesa Civil – 2ª Edição

Videoaula 1 Videoaula 2 Videoaula 3 Videoaula 4 Videoaula 5 Videoaula 6 Videoaula 7 Videoaula 8

Relatório Final