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  • 16 de Outubro de 2012 - 25 de Outubro de 2012

    Inscrições abertas para EaD de capacitação para o sistema S2ID

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    Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o Curso de Capacitação dos Gestores de Defesa Civil para uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. O curso a distância visa instruir agentes de defesa civil para utilização do novo sistema online, S2ID, que está em funcionamento pelo site http://aplicativo.pro.br/e-soll.ceped.portal.aspx, para solicitação de reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública nos municípios, em substituição aos documentos em papel, AVADAN e NOPRED.

    A utilização do sistema será obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2013 para todo o território nacional, quando nenhuma solicitação será mais aceita por meio físico. O curso tem início previsto para novembro de 2012.

    O S2ID é um sistema criado através do projeto Planejamento Nacional para Gestão de Riscos (PNGR), parceria entre o CEPED UFSC e o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para informatizar o processo de transferência de recursos federais para estados e municípios afetados por desastres. Com a portaria, a implantação do sistema se torna obrigatória em todo o país.

    O sistema dispõe de formulários que devem ser preenchidos com informações necessárias ao Reconhecimento Federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública: Formulário de Informações do Desastre - FIDE; Declaração Municipal de Atuação Emergencial - DMATE ou Declaração Estadual de Atuação Emergencial - DEATE; Relatório Fotográfico; Decreto municipal ou estadual; ofício de requerimento da solicitação; e parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, COMDEC.

    Além da facilidade de envio de documentos, o sistema também permite registrar todas as ocorrências de desastres, mesmo que não precise de reconhecimento federal. Os registros compõem o banco de dados que fornece subsídios para análises e pesquisas e para acompanhar as ações dos municípios na gestão de risco e desastre.

    O EaD é promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, e executado pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Univervidade Federal de Santa Catarina,

    As inscrições são gratuitas e seguem até o próximo dia 25 pelo portal www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/s2id

    Local:

    www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/s2id

    Mais informações: michely.martins@ceped-ufsc.com