Cursos e Eventos

Acesse o Ambiente AVA: http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/dc/

*********************
    ATENÇÃO! Inscrições prorrogadas até 31/08
    Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso à distância Capacitação Básica em Defesa Civil. Com o objetivo de capacitar dois mil agentes de defesa civil, o curso de 30 horas é o 1º módulo do Plano de Formação Continuada em Defesa Civil: Aspectos Estruturantes em Defesa Civil.

Os interessados podem fazer sua pré-inscrição pelo site http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/form/inscricao.php até 31 de agosto. Após as pré-inscrições, caso haja um número maior de interessados do que o número de vagas oferecidas haverá uma seleção.

Promovido em parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, CEPED UFSC, o curso é gratuito e dispõe de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo em forma de teleconferências; videoaulas; livro-texto digital (em formato PDF), além de serviço de tutoria.

As pré-inscrições serão confirmadas através do e-mail cadastrado. O curso completo tem carga horária total de 30 horas/aula e fornece certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina para os alunos que completarem as atividades do curso no tempo estipulado. O início do curso está confirmado para 17/09.

Esta é a segunda edição do curso de Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil, dado pela primeira vez em 2011. Este curso é o primeiro módulo, Aspectos Estruturantes em Defesa Civil, do Plano de Formação Continuada em Defesa Civil, que prevê seis módulos de capacitação. Em comparação à primeira edição do curso, realizado em 2011, o conteúdo é basicamente o mesmo, com atualizações das mudanças legais que ocorreram em 2012, e redimensionamento dos capítulos.

Confira abaixo o conteúdo do curso.

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
    Módulo 01: Aspectos Estruturantes em Defesa Civil

Este módulo apresenta os conteúdos introdutórios relacionados à atuação em Defesa Civil, com enfoque na legislação, na Política Nacional de Defesa Civil e nos estudos dos desastres no Brasil. Apresenta, também, a estrutura do Sistema Nacional de Defesa Civil, o ciclo de gestão em Defesa Civil, e a implantação e atribuições da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

1. Defesa Civil no Brasil:
    1.1 Histórico
    1.2 Conceitos
    1.3 Política Nacional de Defesa Civil
    1.4 Legislação

2. Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC)
    2.1 Objetivo e finalidade do SINDEC
    2.2 Estrutura do SINDEC
    2.3 Atribuições dos órgãos de Defesa Civil
    2.4 Políticas de governo associadas às ações de Defesa Civil

3. Ciclo de Gestão de Defesa Civil
    3.1 Prevenção
    3.2 Mitigação
    3.3 Preparação
    3.4 Resposta (cartão de pagamento)
    3.5 Reconstrução

4. Estudo dos desastres (Conceitos e Classificação)
    4.1 Conceito de desastres, de risco, de ameaça e de vulnerabilidade
    4.2 Classificação, tipologia e codificação de desastres
    4.3 Análise e classificação de danos e prejuízos
    4.4 Reflexão sobre desastres e aplicação de medidas preventivas

5. Implantação e operacionalização de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC)
    5.1 Conceito de COMDEC
    5.2 Requisitos mínimos para a formalização de COMDEC
    5.3 Passos para a formalização
    5.4 Órgãos que constituem uma COMDEC
    5.5 Principais atribuições de uma COMDEC
    5.6 Atuação Integrada (articulação intersetorial)
    5.7 Critérios para caracterização de situação de emergência e estado de calamidade pública
    5.8 Registro de ocorrências e fluxos de dados
    5.9 NOPRED e AVADAN

(CEPED UFSC, 02/08/2012)

Atualizado em: 14/08/2012, devido à alteração de datas.

Local:

Mais informações: michely.martins@ceped-ufsc.com