Gestão de Riscos e de Desastres: Contribuições da Psicologia

O próximo curso EaD promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em parceria com o CEPED UFSC vai abordar as Contribuições da Psicologia na Gestão de Riscos e de Desastres. O curso terá início no dia 5 de novembro, com previsão de término no dia 22 de dezembro de 2010. São 1.500 vagas direcionadas para capacitar profissionais de Defesa Civil, de Psicologia e demais áreas correlatas.

O curso visa sensibilizar os agentes de Defesa Civil para temas ligados à subjetividade humana; Apresentar aos psicólogos, estudantes de Psicologia e profissionais de áreas afins, a Política Nacional de Defesa Civil, seus conceitos, práticas e principais desafios; Aprimorar a atuação dos psicólogos e profissionais de áreas relacionadas em ações que visem contribuir para a construção da resiliência comunitária e mostrar diferentes possibilidades da atuação dos psicólogos nas quatro fases de atuação da Defesa Civil.

Unidade 1 – A psicologia e o sistema Nacional de Defesa Civil: uma construção integrada de políticas públicas de proteção;

Unidade 2 – Psicologia e o compromisso social: O horizonte ético, processos construtivos do sujeito;

Unidade 3 – Psicologia na gestão de riscos e de desastres: prevenção e preparação;

Unidade 4 – Psicologia na gestão de desastres: resposta e reconstrução;

Unidade 5 – Ajuda humanitária e gestão de abrigos.

O curso é gratuito e confere certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições encerraram-se em 18 de outubro.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, já está disponível no site: www.cepedcursos.ufsc.br/grdpsico/. Ateleconferência de abertura foi transmitida no dia 5 de novembro e a segunda no dia 19 de novembro. As outras duas teleconferências estão marcadas para os dias 3 e 15 de dezembro e podem ser assistidas através do link “teleconferência”, disponível no site. O curso termina no dia 22 de dezembro.

Os alunos podem tirar dúvidas através do e-mail tutoria@cepedcursos.ufsc.br, pelo telefone 0800 64 46 106 e pelo ambiente virtual de aprendizagem AVA, durante o horário de atendimento da Tutoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Data: 05 de Novembro de 2010 – 22 de Dezembro de 2010

Local: Curso à distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA