Portfólio de Cursos e Treinamentos

O CEPED UFSC possui mais de dez anos de experiência no desenvolvimento de projetos relacionados à gestão de riscos e emergências. Ao longo deste tempo, atuou na produção de conhecimento e na constituição de uma equipe de expertises na área, com condição de executar capacitações e treinamentos enfatizando a redução de riscos e a gestão de emergências.

Se a sua instituição ou empresa tem interesse de contratar o CEPED UFSC para desenvolver cursos e treinamentos na área de Redução de Riscos de Desastres e Gerenciamento de Emergências, leia o nosso Portfólio  e contate-nos pelo email ceped@ceped-ufsc.com

 As capacitações podem ser ofertadas em três níveis, de acordo com o público-alvo, conteúdo e demandas do contratante:

  • Nível Básico
    Os cursos de Nível Básico são ofertados em 24 horas/aula presenciais. Objetivam apresentar os principais temas e conceitos relacionados ao assunto. Introdutórios, estes cursos possibilitam a formação e capacitação básica, preparando o aluno para os níveis posteriores. Possuem o viés teórico e/ou prático necessário ao desenvolvimento de mecanismos e comportamentos esperados dentro da área abordada.
  • Nível Intermediário
    Os cursos de nível intermediário são ofertados em 40 horas/aula presenciais e objetivam o aperfeiçoamento na área, com foco na implementação de processos e práticas na área de estudo selecionada. São cursos eminentemente teórico e/ou práticos, com ênfase na aquisição de novas habilidades e no domínio dos principais conceitos da área.
  • Nível Avançado
    Os cursos nível avançado são especializados, com o objetivo de capacitar integralmente os alunos nas áreas temáticas de interesse. Atualmente, estes cursos são formulados a partir das demandas da contratante, por meio das quais são determinadas as necessidades de formação e treinamento das equipes.

Oficinas de Reciclagem
As oficinas de reciclagem tem o objetivo de treinar equipes que já receberam as formações anteriores e executam procedimentos na área de gestão de riscos e/ou de emergência. As oficinas de reciclagem são organizadas a partir das demandas e necessidades da contratante.

Modalidades de Ensino
O CEPED UFSC tradicionalmente atua nas modalidades de ensino presencial e à distância.
Na modalidade presencial, os instrutores vinculados ao CEPED UFSC elaboram o conteúdo e desenvolvem os cursos de acordo com o nível de aprofundamento desejado.
Os cursos de nível básico poderão ser ofertados em 24 horas/aula, por dois instrutores com experiência na área. Já os cursos de nível intermediário, de 40 poderão ser ofertados por três instrutores com experiência.
O ensino à distância utiliza as interfaces tecnológicas que levam em conta as oportunidades de democratização e de acesso à educação. A seleção dos conteúdos e a adaptação da modelagem instrucional são organizadas de forma a atender as especificidades da modalidade. Para a realização dos cursos nesta modalidade podem ser utilizados os seguintes meios didáticos:
• teleconferências
• Vídeo-aula
• livro-texto (disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVEA)
• site na internet (AVEA)
• Atendimento 0800
• Serviço de Tutoria
Tos os cursos contam com a atuação de um coordenador da área, responsável por acompanhar as atividades e execução do curso.
Em virtude das características próprias da modalidade à distância, os cursos de nível básico são ofertados em 30 horas/aula e os cursos de nível intermediário em 60 horas/aula.

Áreas Temáticas

  • Gestão de Riscos de Desastres
  • Mapeamento de Riscos
  • Comunicação e Percepção de Riscos
  • Elaboração de Planos de Contingência
  • Sistema de Gerenciamento de Emergências
  • Desastres com Produtos Perigosos
  • Psicologia de Emergências e Desastres
  • Mobilização Comunitária para Redução de Riscos de Desastres
  • Simulados para Preparação a Desastres

Desenvolvimento dos Cursos

Os cursos presenciais são desenvolvidos por meio e aulas expositivas e execução de atividades práticas de ensino. Os cursos de nível básico e intermediário são ofertados em dias consecutivos, sendo três dias para os cursos de nível básico e cinco dias para os cursos de nível intermediário. Os demais cursos são organizados em conjunto com a contratante.
Ao final de cada curso ou etapa, o aluno deverá ser avaliado pelos instrutores, por meio de atividades práticas. Estas avaliações são utilizadas com a finalidade de acompanhamento do aluno e do seu processo de aprendizagem. Exercícios e leituras complementares podem ser desenvolvidos com os alunos que não receberam avaliação adequada.
A seleção dos alunos, a identificação e locação dos espaços e equipamentos necessários para o desenvolvimento do curso, alimentação no decorrer das atividades e outros aspectos logísticos são de responsabilidade da contratante ou devem ser esclarecidas na solicitação do orçamento.

Cronograma de Execução
O cronograma de execução dos cursos é desenvolvido em conjunto com a contratante.

Recursos Necessários
Os valores dos cursos são quantificados em função do nível e da modalidade de ensino. Nos cursos presenciais serão orçadas as despesas com instrutores, certificação e material didático. Não serão incluídas as despesas com locação de sala, traslados e alimentação dos alunos, aluguel de equipamentos audiovisuais e outros custos adicionais. Na modalidade presencial, estima-se a oferta de cursos para 30 alunos. A viabilidade de mais alunos por sala deve ser verificada com o CEPED UFSC e os custos incluídos no orçamento.
Nos cursos à distância serão orçados os custos para atender 1000 alunos por curso, elaboração de conteúdo, coordenação didático-pedagógica, certificação, livro-texto (disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVEA), site na internet (AVEA) e serviço de tutoria.
Nos cursos de 30 horas/aula serão ofertadas, ainda, 2 teleconferência, 1 fórum de discussão e a elaboração de 2 videoaulas. Nos cursos de 60 horas/aula, serão ofertadas 3 telefoconferências e 4 videoaulas, fórum e chat de discussões com os conteudistas. A confecção de cursos à distância com serviço 0800 ou demais serviços adicionais deve ser incluída da proposta de orçamento.

Certificação

A certificação dos cursos é realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela instituição parceira, sendo entregue aos estudantes após a finalização das atividades de ensino, somente àqueles que tenham cumprido as exigências mínimas de aprovação do curso.